sexta-feira, setembro 29

** Eleições 2006 **

Já é domingo. Ai, eu acho tão chato eleições... é sempre a mesma coisa, ainda mais que eu tenho que viajar para votar, enfrentar aquelas rodoviárias cheias de cafuçus, crianças chorando, papagaio, cachorro... Enfim, o inferno na terra.

Nunca levei política muito "a sério", no sentido de que não entendo nada de política. Não sei que político pertence a qual partido, se os bacuráis usam a cor verde ou vermelha, quem é amigo de quem e inimigo de quem. Enfim, NADA. Sei que Lula é do PT e pronto. Nesse caso, já seria alguma coisa. Ah. Também sei que FHC é do PSDB e Heloísa Helena é do PSOL. heheheh O resto é resto...

Mas a política brasileira é uma coisa complicada. Chega a ser um círculo vicioso. É tanta ladroagem, corrupção, roubalheira, escândalos envolvendo o alto escalão do Governo (Isso que a gente sabe. Imaginemos o que mais ocorre e que ninguém nunca fica sabendo. O que acontece naquelas prefeiturazinhas do interior do país, por exemplo.) que as pessoas acabam se desestimulando e lançando mão daquela máxima que "político não presta". Daí votam em qualquer um mesmo, vendem o voto e acabam elegendo gente da mesma laia ou pior. É complicado. Eu mesma, sou sincera em dizer que não tenho a menor paciência para ver o horário político, não sei das propostas dos candidatos e não estou interessada em saber e tenho plena consciência de que estou errada. Mas...

Quando vejo o horário gratuito, e acho que boa parte das pessoas que também o fazem, é para conhecer aqueles candidatos bizarros que aparecem e que todos comentam. O negócio é tão seriamente esculhambado que tem candidatos a Deputado Estadual do tipo Bode, que usa um capacete com chifres, um que tem como lema "Ruim por ruim, vote em mim!" e, claro, o Super Moura, que é um velho caquético que posa de super herói e ainda sai voando por aí. Meu Deus. Sem falar em Xeque Humberto (é xeque mesmo), candidato a Governado do Estado, que se veste de Sheik e promete que vai encanar leite nas casas.

Então me questiono: o que leva alguém a passar essa vergonha em público? Aliás, será que eles realmente passam vergonha ou querem apenas aparecer? E outra... será que eles esperam receber votos mesmo, que fazem isso em forma de protesto contra a terra sem leis que é a nossa política ou, sei lá, que só querem mesmo é se divertir e divertir a galera? Mistérios...

Nem sei ainda em quem votar para Presidente. Para os outros cargos já tenho os meus candidatos... Mas presidente tá complicado. Nunca fui petista, nem afeita a Lula, mas votei nele na última eleição. Nessa, eu voto em todos, menos nele! Com meu pouco conhecimento dos meandros da política, sempre vi o PT se gabando de ser incorruptível, ser diferente dos outros e o que estamos presenciando hoje? Uma das maiores quadrilhas que se tem notícia. E Lula não sabia de nada? Ah! Faça-me o favor. Das duas uma, ou ele é um mentiroso safado ou é um idiota completo, que não enxerga nada que se passa embaixo da sua barba. Um fantoche na mão dos outros. E ainda mais, é um covarde! Covarde, covarde, covarde que não compareceu aos debates políticos. Fazer comício em São Bernardo do Campo? Ahhhh... que romântico! Que meigo da parte dele! Covardia! Sabia que todo mundo ia cair em cima dele e evitou o confronto. Quem não deve, não teme. E contra fatos e provas concretas, nem a imagem de homem do povo que "chegou lá" iria convencer. Se ele ao menos tivesse hombridade, teria encarado todos de frente. Nem que fosse pra ser achincalhado. O PT não está tão seguro que vai ganhar as eleições mesmo? Então, um debatezinho não iria prejudicá-lo tanto assim. Não é mesmo?

E vocês? Já sabem em quem votar? Se estiverem sem opção, votem Anulão.